Oct 5, 2023
Olá, bio-ouvintes!
Poluição do ar e resistência a antibióticos: Já se sabe que exposições ao ar poluído diminuem a expectativa de vida e têm associação com doenças cardíacas, asma e até câncer de pulmão. E recentemente, um estudo encontrou correlações significativas entre a resistência a antibióticos e a concentração de MP2.5 (material particulado 30 vezes mais fino que um cabelo humano), que pode carregar genes de resistência a antibióticos por aí.
Estação de pesquisas poluindo a Antártida: Os programas de pesquisa antárticos de todos os países estão tendo que lidar com lixo e contaminação, graças principalmente às estações mais antigas. Foram encontradas altas concetrações de hidrocarbonetos e metais pesados, além de bifenilos policlorados (compostos altamente carcinogênicos) nas águas antárticas.
CONTATOS
cartinhas@biologiainsitu.com.br
Instagram, Facebook e LinkedIn: @biologiainsitu
Twitter e TikTok: @bioinsitu
APOIO
Apoio recorrente na Orelo! Ou no Padrim!
Pix: cartinhas@biologiainsitu.com.br
Também no PicPay!
CRÉDITOS
Coordenação por Bruna Canellas, Cristianne Santos, Heloá Caramuru, Ricardo Gomes e Vitor Lopes.
Pesquisa e roteiro: Natã Rahhal.
Locução: Ricardo Gomes.
Edição e mixagem de áudio: Marina Milito.
Arte de capa: Larissa Castro.
CITAÇÃO DO EPISÓDIO (ABNT)
Biologia In Situ 118: 118 - Bionews - Poluição no ar e na Antártida. Coordenação: Bruna Garcia da Cruz Canellas, Cristianne Santana Santos, Heloá Caramuru Carlos, Ricardo da Silva Gomes e Vitor Estanislau de Almeida Souza Lopes. Pesquisa e roteiro: Natã Dutra Fernandes Rahhal. Locução: Ricardo da Silva Gomes. Edição e mixagem de áudio: Marina Milito Góes. Arte de capa: Larissa Araguaia Monteiro de Castro. [S. l.] Canal Biologia In Situ, 05 de outubro de 2023. Podcast. Disponível em: <https://biologiainsitu.com.br/118-bionews-poluicao-no-ar-e-na-antartida/>.